Foto: Restaurante Augusto (Divulgação)
Um dos mais tradicionais restaurantes de Santa Maria, o Augusto, vai fechar as portas para reformas em fevereiro.
Conforme publicado na edição impressa da última quinta-feira do Diário, o fechamento está previsto para o dia 1º. A direção não divulgou quando faria a reabertura. No entanto, começaram a circular pelo Facebook, na noite desta terça-feira, informações de que o Restaurante Augusto não voltaria a abrir as portas. O motivo seria que "exigências dos Bombeiros e Vigilância Sanitária tornariam inviável o empreendimento", pois os "proprietários teriam que construir um novo prédio".
Barragem de Santa Maria terá sensores e sirene de alerta
Um dos proprietários do estabelecimento, Augusto Ricardo Martins, filho do fundador, falecido em 2015, contou ao Diário na noite de terça-feira, quando questionado sobre se o fechamento seria definitivo, que "não está nada certo". Sobre a publicação no Facebook, sinalizou que "não é bem assim".
- Precisamos que nos deem um tempo para resolvermos nossos problemas. No momento adequado, vamos nos manifestar - concluiu.
O RESTAURANTE
O Restaurante Augusto foi fundado no final dos anos 1960 por Augusto Martins. Agricultor português nativo, ele chegou ao Brasil aos 21 anos para trabalhar no restaurante do pai, Manoel Martins.
Após 20 anos de experiência, fundou seu próprio estabelecimento, em 1968. Colocar o próprio nome no Restaurante foi uma sugestão vinda de amigos, que apostavam na popularidade do empreendedor. Não demorou para que o Restaurante Augusto, localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.354, Centro, ganhasse prestígio na cidade, vindo a se tornar uma referência gastronômica e patrimônio cultural de Santa Maria.
Proprietário do Restaurante Augusto morre em acidente na Quarta Colônia
Após 20 anos na direção, o proprietário foi passando, aos poucos, a gestão para seu filho, Augusto Martins, e seu genro, Marco Antônio Fank, que morreu em um acidente de motocicleta no final de 2018. Juntos, remodelaram a parte administrativa e operacional do restaurante, além de fazerem mudanças na estrutura física, sem perder, no entanto, a tradição, e mantendo o bom serviço oferecido.
Com 37 funcionários, o Restaurante Augusto, um dos mais antigos da cidade, serve galeto no espeto, filés, frangos, peixes e massas. O espaço atende entre 6 mil e 8 mil pessoas por mês.